Um programa para você que precisa saber tudo que tem no seu computador ou notebook, mas não quer abri-lo seja por motivos de garantia ou desconhecimento técnico.
Para usuários com PCs muito antigos eu indico o Aida ou Everest, na sua versão gratuita e descontinuada
Após baixar o programa e ter feito sua devida instalação, atente para o próprio site do baixaki pois ele tem um mini-tutorial que explica todos os recursos do programa, caso não tenha notado segue abaixo o texto na integra:
Software:
Nesta sessão são exibidas todas as informações relacionadas ao sistema operacional (Windows), bem como programas instalados e todos os seus principais recursos. Nela se encontram 24 subcategorias, as quais possuem detalhes mais específicos sobre uma área distinta, onde você visualiza desde fontes instaladas até detalhes sobre arquivos do sistema.
Hardware:
Uma opção que não poderia ficar de fora! Em hardware você encontra tudo sobre a parte física do computador, detalhes que vão desde as especificações técnicas até o nome do fabricante do respectivo componente. Mas não pense que se trata de algo simplificado. Nesta sessão, você poderá ver até mesmo as intruções que o seu processador suporta.
Devices:
Esta categoria seria como uma derivação da anterior, porém esta com a função de exibir dados mais especificamente sobre os periféricos instalados, como mouse, teclado, impressoras, etc. Além das configurações de cada um, você ficará por dentro de suas respectivas compatibilidades.
Networks:
É o setor responsável por lhe apresentar tudo a respeito da rede de seu computador — conexões locais e com a Internet. Nela se encontram informações completas sobre o navegador, portas abertas, configurações de Internet, zonas da Internet, contas de e-mail, recursos da rede, tipos de MIME e estatatísticas de IP, ICMP, UDP e TCP.
Multimedia:
Uma visão detalhada sobre tudo instalado em seu computador relacionado a multimídia. No caso de som e vídeo em específico, além de dados a respeito de drivers e configurações, você terá uma lista completa contendo todos os codecs instalados no sistema, cada qual com suas respectivas informações e especificações técnicas.
ODBC:
Módulo onde encontram-se detalhes sobre o núcleo, drivers, conversores e recursos de dados ODBC. Recurso muito útil para programadores que utilizam dados ODBC.
Resources:
A partir daqui começam as informações mais técnicas. Usuários com um conhecimento um pouco mais avançado na área de hardware, podem encontrar aqui a listagem de recursos mais específicos. São eles: IRQ, DMA, E/S (entrada/saída) e recursos de memória. Um bom local para diagnosticar possíveis conflitos entre periféricos e recursos de hardware.
Snapshot:
Os processos do sistema sempre foram algo intrigante. A maioria dos processos muitas vezes são desconhecidos e a princípio julgados como inúteis, porém a história é outra. A maioria deles, com nomes estranhos geralmente, são processos fundamentais para o funcionamento correto do sistema, iniciados juntamente com o sistema. Na opção Snapshot, você encontrará detalhes sobre cada um desses processos e ficará por dentro do que realmente está em execução nele.
Traces:
Veja o histórico detalhado de tudo que foi executado em seu computador e de todas as páginas acessadas na Internet. A listagem é completa, com a data da execução ou do acesso, organizados em ordem cronológica. No caso dos programas usados, é exibido também o caminho completo do arquivo executável.
Benchmark:
Faça um comparativo de desempenho entre o seu sistema e outras configurações de computador. São sete testes para serem efetuados, incluindo o de velocidade do processador. Esta opção é liberada somente a usuários registrados, mas não se preocupe! O registro do programa é rápido e gratuito.
Realmente, depois de ter o Fresh Diagnosis instalado, você saberá tudo e mais um pouco sobre o que seu computador possui e tem a oferecer.
(obs.: texto retirado do site www.baixaki.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário