8.3.17

Manutenção de Celulares (Cuidados com o celular - 2ªParte)


                BACKUP DE DADOS

                Um backup é manter a cópia de seus dados (SMS, aplicativos, contatos…) salvos em uma unidade adicional que os manterá protegidos contra perdas. É recomendado, por exemplo, que este procedimento seja feito antes da instalação de uma nova ROM ou qualquer outro processo que coloque as informações contidas no dispositivo em risco.

                Este é um recurso que vareia de usuário para usuário, eu particularmente os faço manualmente, visto que o importante no meu caso são os contatos e o bloco de anotações. No entanto temos cliente que guardam todo o tipo de informações no celular, por praticidade ou porque muitos abandonaram ou nem mesmo usam notebooks ou desktops

                Como fazer backup do seu Android sem nem mesmo precisar de root

                Fazer o backup dos dados do seu smartphone é uma tarefa importante, embora muita gente nunca dê muita bola para isso. Essa opção costuma ser lembrada apenas quando o celular apresenta algum problema, como falha na inicialização – e, então, já vai ser muito tarde.

                Por isso, é sempre bom manter seus dados a salvo. Caso algum problema aconteça, você poderá restaurar o conteúdo do seu smartphone e até mesmo uma imagem completa dele, recuperando até a posição dos atalhos na tela inicial.

                Neste artigo, você poderá conferir como fazer o backup completo de dados e aplicativos, como criar um backup de restauração, como agendar seus backups, restaurá-los e até mesmo fazer backup sem a necessidade de root. Vamos lá?


                1-Backup do Google

                O Android já conta com uma opção de backup automático integrada ao sistema através da conta Google. O recurso chama-se “Backup & Reset” e realiza o salvamento e a sincronização com a nuvem de diversos tipos de dados, como contatos, notas do Keep, fotos (através do Google+), músicas do Google Play Music, emails do Gmail, arquivos do Drive, favoritos, histórico e senha do Chrome, dados do Google Calendário e a lista de aplicativos instalados.

                Você pode escolher quais dados tem interesse em sincronizar logo que insere sua conta Google no Android, mas isso também pode ser feito através do menu Configurações > Contas > Google. Em seguida, basta selecionar uma das contas (ou a única) e marcar os recursos que interessam.


                2-Backup sem root

                2.1- Ultimate Backup Tool[1]
                Fazer um backup completo no Android exige o uso de aplicativos que necessitam que o aparelho esteja rootado para funcionar. Entretanto, o usuário Gigadroid do fórum XDA Developers apresentou um programa para Windows capaz de salvar todos os dados do seu dispositivo sem precisar do root ou do bootloader desbloqueado.

                Trata-se do Ultimate Backup Tool, criado com o objetivo de fazer um backup completo de forma descomplicada. Além disso, você pode usar a ferramenta para restaurar um backup já criado e redefinir seu smartphone.

                Originalmente, o recurso foi desenvolvido para o Galaxy Nexus, mas deve rodar em outros aparelhos que usam o Android 4.0 ou superior. Em nossos testes, usamos um Galaxy S4 Mini com CyanogenMod 10.1 (Android 4.2).

                Preparando o aparelho

                O processo é bem simples: basta apenas baixar Ultimate Backup Tool no Windows e conectar o seu smartphone ao PC. Lembre-se de ter os drivers do aparelho instalados para que o processo seja realizado. O programa não exige instalação.

                Você também precisa ativar o modo depuração do celular. Para isso, a opção de desenvolvedor deve estar visível no menu configurações. Se não tiver, toque em “Sobre o dispositivo” e depois toque repetidamente em “Número da versão”, até o aparelho informar que “você é um desenvolvedor”.

                Em seguida, volte no menu Configurações e clique em “Opções de desenvolvedor”. Procure pela opção “Depuração USB” e toque na caixa ao lado para ativá-la. Por fim, é necessário inserir uma senha de backup para o desktop. Procure por “Senha do backup local” no mesmo menu e defina uma senha.

                Fazendo o backup

                Antes de iniciar, vale um aviso: mesmo sendo teoricamente mais seguro que o método que usa o aparelho rootado, não há garantias que o programa não poderá danificar o seu aparelho. Segundo o desenvolvedor, existe um risco. O processo pode simplesmente não funcionar, já que não foi testado em todos os aparelhos Android (o que seria, de certa maneira, quase impossível).

                Depois que o download do Ultimate Backup Tool for concluído, abra o programa no computador e clique em “Full backup” na parte superior central da tela, caso queira fazer o backup completo. Uma permissão será exigida no seu smartphone para que o processo continue.

                Clique em “Fazer backup de meus dados” (ou "Back up my data") para começar e aguarde o procedimento ser concluído – algo que pode demorar muito. Você também pode criptografar o conteúdo do backup inserindo uma senha no programa, ou deixar em branco para que a senha-padrão seja usada.

                Uma pequena notificação aparecerá na tela do seu smartphone quando o processo for concluído. O arquivo do backup será salvo na mesma pasta em que se encontra o Ultimate Backup Tool em seu computador, com o nome “backup.ab”.

                Restaurando um backup

                Restaurar um backup completo é bem simples: tudo o que você precisa fazer é clicar em “Restore” no canto superior direito da tela. Novamente o programa vai exigir uma permissão em seu smartphone para restaurar todos os dados. Clique em “Restaurar meus dados” (ou "Restore my data") na tela do seu celular e aguarde o procedimento ser concluído.

                2.2-Easy Backup[2]

                Faça o download do Easy Backup em seu dispositivo Android, ao abrir o aplicativo confirme a pergunta para realização de backup. Selecione “sim”.

                Em seguida, você terá seus contatos copiados, SMS, MMS, registro de chamadas, calendários, favoritos e agenda de contatos. Você pode selecionar as opções de sua preferência.

                Escolha o que tiver que ser salvo e em seguida, o aplicativo irá perguntar onde você deseja salvar seus dados.

                Você pode selecionar algum serviço de armazenamento em nuvem ou alguma pasta em seu cartão de memória;

                Escolha o diretório aonde os arquivos serão guardados, o próximo passo será nomear seu arquivo. Por padrão o Easy Backup os mantêm em uma pasta que possui como título a data e horário em que o backup foi realizado;

                Adicione um nome para a pasta de backup e quando o processo for concluído, uma janela com as informações gerais dos dados transferidos aparecerá;

                Você também pode salvar os arquivos APKs que estejam disponíveis em seu dispositivo, mas não será possível salvar os dados contidos nesses aplicativos, para fazer isso, você terá que selecionar os aplicativos que deseja salvar;

                Se você deseja restaurar seus aplicativos, deve clicar na aba “Restaurar”. A partir dessa opção será possível escolher o que será restaurado.  Contudo, o aplicativo irá solicitar um backup de seus SMS e definir o Easy Backup como aplicativo de mensagens padrão;

                Para salvar APK é preciso definir o Easy Backup como mensageiro, o próximo passo é realizar o backup de arquivos que você deseja restaurar, para restaurar aplicativos você deve seguir outro procedimento. No menu principal, selecione “Aplicações Ferramentas” e clique na guia “Arquivo”;

                Você irá visualizar a lista de APKs salvos. Basta selecionar quais você deseja restaurar e clicar em “Instalar”.

                2.3-Helium[3]
                O Helium é uma ótima ferramenta para fazer cópias de segurança sem precisar de acesso root. Com ele podemos fazer cópias de aplicativos e dados. Se algo acontecer com seu smartphone ou apenas você tenha adquirido outro, é possível restaurar todos os dados e aplicativos.

                As cópias podem ser feitas na memória interna ou cartão microSD, com upgrade para a versão Premium que dispõe de um armazenamento para a nuvem exclusivo. Saiba como usá-lo a seguir:

·         Instalar o Helium em seu PC e Android
·         Instale o Helium em seu smartphone Android
·         Instale o Helium em seu computador
·         Conecte o smartphone ao PC através de um cabo USB

                É necessário que a depuração USB esteja ativada em seu dispositivo Android.

                Você pode alterar o modo de conexão USB para PTP (modo de conexão da câmera).

                Você deve permitir que o seu PC possa acessar seu dispositivo Android.

                Quando a conexão é estabelecida com o PC, uma janela é exibida com um sinal verde confirmando a conexão entre os dispositivos.

                Você deve visualizar a mesma confirmação em seu dispositivo Android. Agora você pode desconectar o seu smartphone do PC.

N.E.: Se você reiniciar seu dispositivo Android terá que reativar a conexão com o PC.

                No aplicativo Helium para Android você pode visualizar duas guias, “Copiar” e “Restauração e Sincronizar”. A primeira opção realiza o backup e a segunda restaura essas cópias.

                Para começar, vamos selecionar todos os aplicativos. Você só precisa clicar em “Selecionar” e todos aparecem marcados automaticamente.

                Uma vez que você selecionou todas as aplicações, se você deseja realizar apenas backup de dados selecione a opção “apenas dados de aplicativos”. Você pode selecionar os aplicativos que deseja marcando-os através da listagem.

                Depois de realizar a seleção basta pressionar o botão “Copiar”, que fica ao lado dos ícones de seus aplicativos. Em seguida, você pode escolher o destino: memória interna, microSD e usuários Premium podem realizar o backup diretamente em uma conta do Google Drive ou Dropbox.

                Na guia “Restauração e Sincronizar” você pode gerenciar sua conta na nuvem, e sincronizar com outros dispositivos.

                Ao fazer o backup é possível criptografá-lo com uma senha e protegê-los contra alterações errôneas. Para restaurar dados criptografados é preciso utilizar a senha para confirmar o procedimento, portanto, trate de não esquecê-la.

                Para restaurar basta selecionar a aba “Restauração e Sincronizar”, onde você terá a cópia de segurança dos aplicativos e você deve selecionar o que deseja restaurar. Uma vez selecionados os aplicativos basta pressionar o botão “Restaurar”.

N.E.: Você também pode realizar esse procedimento em seu computador através do menu “Transferir para PC”, onde uma URL estará listada. Copie esse endereço e cole no seu navegador e você poderá salvar backups do seu smartphone Android em seu computador e restaurar a partir daí, sem ocupar espaço em seu smartphone ou microSD.

                Backup de conversas do WhatsApp no Android
                Você pode guardar conversas antigas e restaurá-las em um novo dispositivo. Para isso, use o seguinte procedimento:

                Vá para Configurações > Configuração de conversas > Salvar conversas e habilitar essa opção.  Ao conectar seu dispositivo no PC você pode acessar os dados a partir da pasta WhatsApp > Banco de dados. Todos os backups são salvos com data e horário. Você pode copiar esses arquivos para o seu PC, para isso mantenha o WhatsApp fechado em seu dispositivo Android.

                Conecte seu dispositivo Android através de um cabo USB em um PC ou notebook. Abra a unidade correspondente no gerenciador de dispositivos de seu PC, e posteriormente copie e cole os arquivos e pastas para o local desejado. Um bom truque é colocar a pasta onde este backup é realizado com a data que o mesmo foi realizado, por exemplo 21_1_2017, assim o sistema os manterá ordenados cronologicamente.


                3-Backup com root

                3.1- Titanium Backup[4]
                Neste procedimento, usaremos o Titanium Backup, para tal tarefa. Entretanto, para que o programa funcione, é necessário que o aparelho esteja rootado. O root é uma espécie de desbloqueio do smartphone, que livra você da ROM oficial da fabricante. Como o Android é um sistema aberto, esse procedimento não é ilegal, mas pode apresentar riscos. Por isso, tome cuidado.

                Root no Android

                Hoje em dia, o processo para fazer o root é bastante simplificado. Todas as etapas podem ser feitas com a ajuda de um programa para Windows e basta você conectar o smartphone ao PC com um cabo USB e pressionar um botão no aplicativo para que o root seja realizado.

                Você pode executar essa tarefa com a ajuda de um programa chamado Kingo Android Root[5]. Neste link você também confere como é o processo do rooteamento feito pelo aplicativo. Caso ainda tenha dúvidas quanto ao tema, confira nosso artigo sobre como fazer root no seu celular com Android.

                Download e cuidados

                Com o root feito, chegou a hora de instalar o Titanium Backup. Faça o download do aplicativo no aparelho e, em seguida, abra-o. O programa vai pedir os privilégios de Super Usuário em uma caixa de diálogo. Permita esse acesso para continuarmos.

                Atenção: o Titanium Backup é um programa poderoso, desenvolvido para usuários avançados. Por isso, tome muito cuidado ao usá-lo, já que o programa tem capacidade para danificar seriamente o seu dispositivo caso você pressione algum botão errado.

                Backup de programas e dados
                Vamos começar com o processo para salvar todos os seus dados e aplicativos. Assim que o programa abrir, você deverá clicar na aba Backup/Restore localizada na parte superior da tela.

                Em seguida, clique no botão Menu do seu aparelho e selecione a opção “Batch actions” dentro do menu “General”.

                O programa apresentará diversas opções de backup. Pressione o botão “Run” ao lado da de “Backup all user apps + system data” para fazer um backup completo. A tela seguinte exibirá os aplicativos dos quais você poderá fazer a cópia.

                Por padrão, todos os apps estarão selecionados, mas você pode desmarcar qualquer um deles. Entretanto, como nosso objetivo é criar uma cópia de tudo, recomendamos que você mantenha todas as opções selecionadas.

                Em seguida, clique no sinal verde de “visto” no canto extremo direito da tela. Dessa forma, o backup será iniciado. O processo pode ser bem demorado, dependendo de quantos aplicativos você tem no seu smartphone.

                Para garantir total segurança dos seus dados, você poderá transferir o arquivo de backup para o computador. Para fazer isso, conecte o cabo de dados do seu smartphone ao PC e procure pela pasta “Titanium Backup”. Copie o arquivo criado para dentro do Windows.

                Manutenção dos backups
                Uma vez que o primeiro backup é feito, você provavelmente não vai querer fazer o processo inteiro novamente. O que você precisa fazer apenas é o backup dos apps que foram atualizados ou instalados recentemente. Para isso, basta escolher a opção “Backup new user apps & newer versions” dentro do menu “Batch actions”.

                Backups agendados
                Fazer backups com regularidade pode ser uma tarefa difícil de ser lembrada. Por isso, o Titanium Backup conta com uma opção de backup agendado, que você pode programar para ser realizado em um intervalo de uma semana, um mês, ou qualquer outro período.

                Para programar os seus backups, você deverá tocar na guia “Schedules” no canto superior direito da tela. Serão apresentadas duas opções: A primeira chama-se “Redo backups for modified data”, que permite fazer backups apenas de dados que foram alterados.

                A segunda opção, e provavelmente a mais importante, fará backup de todos os aplicativos novos, dados de sistema e atualizações realizadas desde o backup anterior. Em ambas as opções você poderá clicar em “Edit” para definir quando e com qual periodicidade será realizado o backup. Para ativar o recurso, toque em “Run”.

                A restauração do backup

                Fazer o backup do Android é importante, mantendo seu aparelho protegido de um colapso. Mas mais importante ainda é conseguir restaurar seus aplicativos e configurações no caso de alguma coisa dar errado.

                Titanium Backup oferece diversas opções para você fazer isso através do menu “Batch actions”. A primeira, “Restore missing apps with data”, substituirá todo o conteúdo que está faltando em seu aparelho depois do backup. “Restore all apps with data” vai substituir qualquer aplicativo existente em versões de backup criadas anteriormente.

                No entanto, a opção mais interessante é a "Restore missing apps + all system data", que vai colocar tudo no lugar quando você criou o backup. Você também poderá restaurar aplicativos individualmente através da guia “Backup/Restore” da página inicial.

                Criando um arquivo ZIP com backup de recuperação
                Enquanto o “backup de programa e dados” protegerá seu smartphone da maioria dos bugs, ele não terá muita utilidade se o aparelho apresentar um erro grave que o impeça de iniciar corretamente. É aqui que entra o backup de recuperação, já que ele pode ser restaurado sem a necessidade de iniciar o Android.

                Via Titanium Backup
                Fazer um backup de recuperação no Titanium Backup exige a compra da versão PRO, vide os valores no site do desenvolvedor. Para executá-la, basta clicar no botão Menu do seu aparelho e em “Batch actions”. Procure a opção “Recovery mode” e depois toque em “Create ‘update.zip’ from app+data backups”.

                Se você precisar recuperar o seu dispositivo, basta acionar o modo de recuperação do seu aparelho (clicando nos botões físicos ligar + home + aumentar volume com o dispositivo desligado). Em seguida, selecione a opção “instalar zip sdcard” e localize o arquivo criado anteriormente.

                Via ROM Manager

                Alternativamente, você pode usar o aplicativo ROM Manager para fazer esse backup de forma gratuita. Depois de instalar o ROM Manager, é necessário instalar o Recovery, uma partição à parte que poderá ser utilizada para a atualização do sistema, limpeza de dados e reparação de dados de fábrica.

                O Recovery pode ser instalado diretamente através do próprio ROM Manager, bastando selecionar a opção “Recovery Setup”.

                Depois, toque na opção “ClockworkMod Recovery”.

                Procure o seu aparelho na lista e, em seguida, selecione a opção “Flashear ClockworkMod Recovery”. Aguarde o fim do processo.

                Entretanto, pode ser que o seu aparelho não seja compatível com esse método. Neste caso, o processo terá que ser feito manualmente. É bom procurar um tutorial específico do seu aparelho para que essa ação seja possível, e o XDA Developers está cheio deles.

                Para criar um arquivo de backup, abra o ROM Manager e clique em "Fazer backup da ROM atual" (ou “Backup Current ROM”).

                Insira qualquer nome de backup (ou nem altere nada) para ser transferido diretamente para o modo Recovery, onde o arquivo será gerado.

                Assim que terminar, retorne para o SO através da opção “Reboot Now”.
Roberto Hammerschmidtem – Dezembro de 2013




Nenhum comentário: