O
logotipo é a assinatura da sua empresa, é ele quem vai traduzir visualmente a
personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público. Em um
mercado concorrido um logo bem feito faz com que o negócio ou produto se
destaque dos demais e transmita profissionalismo e credibilidade.
Logotipo
é a forma com que o nome da marca é apresentado graficamente, seja usando
apenas tipografia ou aliando tipografia e símbolo. A Coca-Cola, por exemplo,
usa apenas tipografia; enquanto a Adidas usa símbolo e tipografia.
Projetar
um logotipo é uma tarefa complexa e que exige muita responsabilidade.
Independente da marca ser pessoal ou empresarial, o logo deve refletir os
valores, a essência da marca, ser coerente com o conceito do blog/site/empresa.
E, obviamente, deve ser único: aquele logotipo é só seu, não deve fazer lembrar
outra marca, não pode nem ser parecido com o logo de outra marca.
Precisa
ser legível mesmo em pequenos formatos (senão a redução vira apenas um borrão)
e em impressões preto e branco (você vai imprimir sempre colorido, mas seu
cliente provavelmente não vai gastar tinta colorida caso queira imprimir um
orçamento recebido por e-mail).
Um
logotipo precisa ser forte, de modo que as pessoas acabem por reconhecer sua
marca mesmo quando virem apenas o símbolo do logo, sem a tipografia. Você
reconhece o significado de uma maçã mordida mesmo que não esteja escrito
“Apple”, certo? Ok, você e eu não temos os mesmos recursos financeiros que a
Apple pra investir na divulgação de nossas marcas, mas nem por isso vamos
querer um logotipo de qualquer jeito.
Para
muitos novos empreendedores, a falta inicial de capital faz com que a criação
da identidade visual seja adiada até que cheguem mais alguns clientes. Isto
pode atrapalhar o contato com novos clientes em potencial, caso você entregue
um cartão de visitas sem logo e que não reflete nenhuma característica da
marca, por exemplo.
Mesmo
porque a cada cartão de visitas entregue, o seu logotipo é que ficara guardado
na mente dos clientes, somado ao nome do seu negócio ou serviço. E quando
alguém perguntar a ao cliente do seu cliente: Quem desenvolveu este trabalho?
Também quero contrata-lo!
O
nome e logotipo virão a mente firmando sua fixação e divulgação espontânea
É
preciso ter em mente que ao abrir o negócio, deve-se procurar o caminho mais
rápido para o sucesso dele. Nesse caso, o logotipo pode ajudar você nessa
tarefa, pois ele contribui com a visibilidade e credibilidade da marca. Ignorar
a importância do logotipo pode trazer problemas para a sua empresa como:
Impressão
de instabilidade
Caso
você comece sua empresa com um logotipo e pouco tempo depois muda sua
identidade novamente, acabará criando uma confusão na cabeça de seus clientes,
fazendo-os achar que os logos são de negócios diferentes ou que o negócio mudou
de dono.
Aparência
de amadorismo
Se
você usa materiais que não foram desenvolvidos por profissionais qualificados,
essa atitude poderá transparecer que você não é capaz de cumprir seus projetos
com a qualidade necessária, ou que não investe no próprio negócio, causando
desconfiança e perdendo a credibilidade.
Despreparo
Se
você não conhece a real importância do
logotipo ou cuida da sua identidade visual de forma desorganizada e distribui
um cartão de visitas com um logotipo, mas no seu site, por exemplo, tem outro,
poderá causar uma crise de identidade para o seu negócio. Procure desenvolver
uma identidade única desde o início e trabalhe a fixação da marca com o seu
público.
Case
de Estudo: Marca DAKO
Não
é difícil entender a importância do
logotipo, afinal, quando o logotipo é criado, sua marca começa a se fixar na
mente dos consumidores, que aprenderão a associar o símbolo com o seu produto
ou serviço. Existem diversos fatores que irão influenciar na hora de escolher o
seu logo, como a área em que você atua o perfil da sua organização, o
público-alvo, entre tantos outros. Por isso, é importante que se faça uma
pesquisa e levantem-se dados para que a sua identidade visual esteja de acordo
com o perfil da empresa.
Para
ilustrar o tópico, vejamos o caso de uma marca brasileira, a Dako.
Ela
é uma importante fabricante de eletrodomésticos e decidiu recentemente
reformular o logo de sua empresa. Desenvolvido pela equipe de marketing da Dako
em parceria com uma agência, o logo mudou do vermelho para o roxo e traz agora
um “sorriso”.
Segundo
a empresa, a nova identidade visual busca deixar a marca mais jovem e próxima
da nova geração de consumidoras, que são as mulheres modernas, jovens e que
levam a vida de uma forma mais leve.
O
investimento no projeto de rejuvenescimento custou aproximadamente 4 milhões de
reais, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e ações de marketing.
Calma!
Não se assuste! Não iremos cobrar de você este valor exorbitante. Pois estamos
focados no pequeno empresariado, profissionais liberais e autônomos.
Pois
acreditamos sim que os pequenos escritórios e porque não eletricistas e demais
profissionais também possam ter seu logotipo personalizando assim seus
trabalhos por um preço que retrata a sua realidade.
Como
você pode perceber, a importância do logotipo não é pequena e não pode
simplesmente se resumir a um desenho, mas sim, antes de qualquer coisa, um
conceito transmitido através de uma imagem.
Erros
graves que as empresas cometem com seus logos
Como
visto no case da marca Dako, o investimento em profissionais qualificados podem
alterar (para melhor) toda a percepção dos clientes sobre uma marca. Neste
caso, uma logo mal feita pode gerar o efeito contrário e criar um ruído na
comunicação dos valores e dos produtos da empresa. Por isso separamos alguns
erros graves que diversas empresas comentem na hora de produzir suas logos.
Confira:
1.
Má escolha de tipografia
Quando
se trata de fazer uma logo, escolher uma boa tipografia é um dos pontos mais
importantes para que a logo alcance o estado da arte. Um designer profissional
tenta compreender o contexto em que a logo e o público alvo dos clientes está
inserido para criar uma logo bonita, que chame a atenção e reflita os valores
da empresa. Outro erro comum é abusar da variedade de tipografias. Tratamos a
escolha da tipografia apresentando aos nossos clientes um número “X” de opções,
para que a escolha fique a seu cargo, e mesmo assim isto não significa que o
cliente deverá se ater nesta escolha, pois caso não goste dos modelos
apresentados poderão dar sua opinião, porque afinal o logo lhe servirá por toda
a vida útil de sua empresa ou serviço.
2.
Copiar logos de marcas famosas
Copiar
pode parecer uma “sacada genial” para muitos designers mas para seu negócio é
pura e exclusivamente falta de originalidade. Uma logo copiada não vai
transmitir a identidade real da sua empresa e o máximo que ela pode fazer é
lembrar seus clientes da grande marca que você copiou. Se você tiver sorte, o
pior ainda pode acontecer: sua logo copiada se tornar uma piada viral na
internet.
A
idealização de uma boa logomarca e sua utilização adequada e oportuna colaboram
para:
·
reforçar o nome da empresa/produto/projeto no
mercado;
·
fidelizar clientes;
·
conquistar novos clientes;
·
criar vínculos emocionais com os clientes.
·
Mais produtividade;
·
Menos custos;
·
Fidelidade dos clientes;
·
Aumento do valor de sua empresa;
·
Facilita a Publicidade e Propaganda;
O
logotipo deve ser simples e objetivo, nada de muito complexo, senão você acaba
confundindo quem olha pra ele. Também não copie características de outro que já
tenha visto, crie sua identidade.
Quando
é criado um logo, também é o início da fixação da sua marca com os
consumidores. Eles aprenderão a associar aquele logo com os produtos ou
serviços desenvolvidos pela sua empresa e esse é um ponto especial.
Identidade
Visual
A
identidade visual é o conjunto de todos os elementos visuais que compõe a
marca: cores, formas, traços, etc. Você já sabe: nada no seu layout é ao acaso,
todas as informações visuais têm um motivo e um propósito. E, logicamente, isso
tudo precisa estar alinhado ao logotipo – exemplo: o logo de uma agência de
turismo precisa demonstrar toda alegria e diversão que viagens e passeios turísticos
oferecem, portanto não combinaria com um site sóbrio como o de um escritório de
advocacia precisa ser.
Mas
não é só de layouts que a identidade visual trata: é de todo e qualquer
material oficial da sua marca. Seu cartão de visitas, a papelaria (que leva
orçamentos e afins aos seus clientes), brindes que você porventura produzir
(canecas, camisetas, chaveiros, etc)…
Tudo, absolutamente tudo precisa ter a mesma identidade visual, ou seja,
o mesmo estilo, cores, fontes, traços, etc. É aconselhável personalizar
inclusive a sua assinatura de e-mail seguindo a identidade visual da sua marca.
Talvez
você ainda esteja se perguntando o motivo de tanta personalização. Vamos sair
um pouquinho do campo do design e trazer para a realidade de todos nós: o que
torna você um indivíduo único entre tantos outros milhões de indivíduos? Além
de traços de personalidade, talvez um dos seus traços marcantes seja sua
risada. Ou aquela careta engraçada que nenhum dos seus amigos consegue imitar.
Ou o jeito de arquear a sobrancelha, talvez a maneira como morde o lábio quando
está ansioso. Você pode ainda não ter tocado a campainha, mas se gargalhar do
lado de fora então seus amigos saberão que é você que está chegando.
A
identidade visual da sua marca é assim também, é ela que torna sua marca única,
inconfundível no meio de tantas outras marcas do mesmo produto ou serviço que o
seu. Às vezes até mesmo a maneira como você escreve acaba por identificar que é
você o autor daquele texto.
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