Devido a diversas dúvidas de usuários da internet, vamos esclarecer aqui, o que são mídias digitais e para
que servem cada uma delas. Optamos pelas principais, sendo que existem
diversas, para gostos variados.
“Mídias Digitais nas Organizações
empresariais
Mídia Digital é uma rede que
facilita a troca de informações e conteúdos entre os usuários. Tudo que permite
uma interação entre as pessoas (usuários) é uma forma de Mídia Digital. Esse
meio tem ampliado a comunicação entre as pessoas, a partir do momento em que há
um compartilhamento das informações. Através da rede digital, os consumidores
têm como avaliar e acessar opiniões de outras pessoas antes de comprar um
produto.
Cada vez mais as empresas estão
utilizando as redes sociais como forma de Marketing Digital para ter uma melhor
visibilidade no meio do mercado competitivo e para a divulgação dos seus
produtos e serviços. A quantidade de redes sociais, sendo elas Facebook,
Instagram, Youtube, Twitter, Blogs entre outras, possibilita que a empresa crie
várias maneiras de se comunicar com seus compradores através dos recursos que
cada plataforma oferece.
A partir do contato com o cliente,
se tem o Marketing de Relacionamento que é como os empresários atendem seus
clientes de forma que eles se sintam confortável junto à empresa. Através das
redes sociais é possível haver um monitoramento das empresas para saber o que
agrada ou não os consumidores, sendo assim os empreendimentos ficam conhecendo
o perfil dos seus seguidores e criam estratégias para melhor se adequar as
necessidades dos clientes, além de descobrir as tendências do mercado. Com as
Redes Sociais, as soluções para as reclamações dos clientes são feitas com
brevidade, pois as empresas não vão querer manchar a sua imagem perante aos
outros consumidores, já que as reclamações, em sua grande maioria, vão nos
comentários, podendo ser visualizada por todos os seguidores. As reclamações
acontecem em tempo real por causa da popularização dos dispositivos móveis.
Para que a empresa consiga obter resultados significativos através de uma Rede
é de suma importância a presença de um gerenciador de marketing para monitorar
e manter um perfil que agrade seus clientes. ”
Facebook
Basicamente é uma rede onde seu
forte são os relacionamentos pessoais. Onde você encontra sua família, amigos
de infância, da rua ou mesmo do serviço. Onde se faz postagens de fotos
diversificadas. Com uma configuração bem definida pode se ter certa privacidade
em álbuns de fotos e postagens. Muitas empresas usam este canal para
divulgação, onde convidam interessados a fazer parte de suas “pages”, que
possivelmente irão publicar assuntos específicos para um determinado grupo.
Linkedin
Esta é uma rede de relacionamentos
voltada para o público profissional. Aqui se buscam empregos, dicas diversas
sobre determinadas áreas. As empresas buscam aqui por profissionais que
preencham seu quadro de funcionários, e vice-versa. As empresas podem também
montar “pages”, onde irão fazer suas divulgações com texto e imagens.
Instagram
Mídia social onde seu forte são as
postagens de fotos, é um canal ideal para exposição de: trabalhos de designer,
produtos de beleza, artesanatos diversos, confeitarias, etc. Assim como
publicações de fotos de lugares diversos, pode-se por exemplo conhecer outros
países e cidades, podendo assim programar um roteiro de ótimos lugares para
turismo. Aqui o forte são as chamadas “hashtag”, é através delas (#) colocadas à
frente de uma palavra chave que iremos encontrar o que estamos buscando ou
mesmo querendo divulgar, exe.: #saopaulo. Buscando por essa hashtag iremos
encontrar uma gama imensa de fotos relacionadas ao estado/cidade de São Paulo.
Hoje temos recursos de poder seguir essas hashtag, sendo assim elas já
apareceram na time line dos seguidores automaticamente, não necessitando de
nenhum tipo de busca.
Blogspot
É um recurso disponibilizado pelo
Grupo Google, onde se pode criar um blog, tanto pessoal como profissional, sem
custo algum. Alguns usuários com pouca experiência ou mesmo tempo, contratam
designers para criarem e administrarem os blogs. É um ótimo recurso para se
divulgar empresa de pequeno porte, tendo uma característica de um pequeno site,
porém com administração um tanto quanto limitada, pois não se tem a propriedade
total de seu layout/interface. Por exemplo, os seguidores do blog de uma
empresa ou banda, vão estar sempre antenados para saberem as novidades. E o
administrador do blog pode também sempre estar postando nas outras redes o link
da postagem, aumentando assim sua visibilidade.
Site
Este recurso já é bem mais
aprimorado que um blog, aqui o administrador tem domínio total, podendo colocar
imagens e textos onde bem achar necessários. Os custos com um site são
diversos. Aqui se paga o nome do site, o qual chamamos domínio, paga-se também
a hospedagem, que é o espaço onde ficaram armazenados os arquivos do site.
Existem preços diversos para hospedagem dependendo do tamanho/porte do site e
dos recursos que irão demandar.
Youtube
Aqui o forte com toda a certeza são
os vídeos, a empresa que quiser fazer presença aqui pode criar desde vinhetas, comerciais,
palestras, cursos, etc. Uma rápida busca nesta mídia e você encontrará
tutoriais de todos os tipos. Desde como fazer um bolo até como fazer uma massa
de pedreiro.
Whatsapp
Este é o queridinho da internet
atualmente. Aqui se podem fazer contatos em tempo real. Com a criação de grupos
podem ser abordados temas diversos ou papos bem descontraídos. A empresa que
mantém um whatsapp está sempre disponível para seu cliente, para fazer
esclarecimentos ou receber até mesmo reclamações. Com a criação de “listas”,
pode se fazer uma pequena mala direta e disparar chamadas para clientes VIP’s.
Mais não se esqueça de antes fazer um convite formal, evitando assim protestos
desnecessários.
Twitter
Este recurso é voltado para pequenos
textos, rápidos e objetivos. Aqui podemos seguir desde artistas famosos, a
empresas, ou amigos e familiares. Onde podemos saber suas ideias, opiniões,
etc. Empresas como o Metrô de São Paulo, mantém em seu twitter status sobre as
linhas e estações em tempo real. Aqui também é possível a postagem de fotos,
mesmo não sendo o seu ponto forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário