1 – Google Business - número estimado acima de 2 Bilhões
Como
surgiu o Google Meu Negócio?
O
Google Meu Negócio, em inglês Google My Business, é o último estágio evolutivo
de uma ferramenta que começou lá em 2004.
Naquela
época foi lançado o Google Local, uma espécie de mecanismo de busca apenas para
empresas, mais ou menos como as antigas listas telefônicas.
Em
seguida evoluindo para um sistema revolucionário, o Google Maps, que ainda não
apresentava os mesmos recursos de hoje, no mesmo ano, surgiu o Google Local
Business Center, recurso que permitia aos administradores de negócios a
inclusão nas listas do Google Local. Em 2009, nasceu o Google Place Pages, que
reunia todas as informações possíveis sobre um local no mesmo lugar, isso
incluía dados de contato, endereço, fotos e tudo mais que pode ser útil para os
consumidores. Um ano mais tarde veio à tona o Hotpot, que considerava a opinião
dos usuários para recomendar localidades. Algum
tempo depois, em 2011 surgiu o Google+ que encerrou suas atividades em 2019. A
companhia tentou criar algo similar às Fanpages, as chamadas Google+ Pages para
agregar os outros serviços do Google, o Google+ Your Business e o Google+ Brand
Pages. Finalmente, em junho de 2014, foi criado o Google My Business, que substituiu
as funções exercidas pelas demais ferramentas e colocou todas em um só local.
Agora,
todas as informações sobre um local (páginas de negócios, páginas sociais e
geolocalização) se concentram em um só diretório.
2
- Facebook - 2.701 bilhões de usuários
Facebook
ainda é a maior rede social virtual existente, lançada em 4 de fevereiro de
2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc.. Em 4 de outubro de
2012, o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Atualmente, é
uma das formas mais utilizadas entre aqueles que acessam a internet, para se
conectar com outras pessoas e também para realizar buscas rápidas de
informações, além de funcionar como espécie de centralizador de contatos.
3
- Whatsapp - 2 bilhões de usuários
O
Whatsapp é citado frequentemente como um dos aplicativos mais baixados no país.
O aplicativo já é a rede de mensagens mais utilizada ao redor do mundo. Com 1.5
bilhão de usuários espalhados por 180 países, ele já ultrapassou o Messenger do
Facebook, a quem também pertence desde 2014, por cerca de 0.2 bilhão de
downloads. O WhatsApp fica atrás apenas do Facebook quando considerados todos
os aplicativos mobile utilizados mensalmente. Diariamente, 55 milhões de
mensagens são enviadas, das quais 4.5 bilhões são arquivos de imagens e 1
bilhão são vídeos (Business Today, 2017). Além disso, 100 milhões de chamadas
de voz são realizadas no mesmo espaço de tempo.
Um
estudo da Reuters, uma das principais agências de notícia do mundo, realizado
em 30 países diferentes, também mostrou que o WhatsApp é bastante utilizado
pela população como fonte de informação. No Brasil, a EBC apurou que 79% dos
usuários do aplicativo no país têm o mesmo comportamento.
Ainda
que, mais uma vez, não sejam liberados dados concernentes à faixa etária dos
usuários, o WhatsApp, assim como o Instagram, tem sido alvo do público mais
velho: entre os boomers, o crescimento na rede foi de 44%.
4
- Youtube - 2 bilhões de usuários
O
YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos. O serviço foi criado
por três ex-funcionários do PayPal - Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim - em
fevereiro de 2005. A Google comprou o site em novembro de 2006 por US$ 1,65
bilhão; desde então o YouTube funciona como uma das subsidiárias da Google. É
considerado o segundo maior buscador da internet.
5
- Instagram - 1.158 bilhão de usuários
O
Instagram foi lançado em 6 de outubro de 2010 e, naquele dia, tornou-se o
principal aplicativo de compartilhamento de fotos gratuito, acumulando 25.000
usuários. Em um post no Quora, Systrom descreveu a velocidade notável com que o
aplicativo se tornou popular; A história do Instagram.
6
- Linkedin - 133 milhões de usuários
O
Linkedin é a rede mais usada no mundo corporativo, pois é focada em criar
relacionamentos de empresas, executivos e colaboradores. É possível também
anunciar vagas. Muitos colaboradores costumam ter perfis no Linkedin. Acima de
tudo, ao incluirem que trabalham na sua empresa, podem lincar a página,
proporcionando mais tráfego.
7-Blogger
- Milhões de usuários
O
Blogger teve sua última atualização anunciada silenciosamente em 20 de maio, a
nova versão do Blogger leva elementos do Material Design ao publicador do
Google e torna-o responsivo, o que permite o acesso ao site até mesmo pelo
celular. A atualização também traz novas funções, como a possibilidade de
ocultar o menu lateral.
Entre
as novidades estão a inclusão de operadores de pesquisa na ferramenta de busca
de publicações do Blogger para filtrar os resultados. Além disso, os conteúdos
agora são disponibilizados em cards, com miniaturas de imagens, marcadores e
outras informações sobre o post.
Já
o editor ganhou suporte a tabelas e melhorias no envio de fotos e vídeos às
publicações. As ferramentas de estatísticas, comentários, lista de leitura e as
configurações do Blogger também receberam melhorias.
As
redes sociais vieram para ficar. Desde os finados ICQ, MSN e Orkut, ficamos
reféns a elas. Podemos ainda ir mais fundo, e lembrar das salas de bate-papo do
UOL. Sabemos que muitos jovens empreendedores nem devem saber o que são elas.
Mas também não importa.
Com
as novas redes, que trouxeram funcionalidades inovadoras no quesito negócios,
sua empresa não pode ficar de fora. Se você for uma PME ou MEI, sabemos que
contratar um profissional apenas para produzir conteúdo e fazer gerenciamento
da página pode ser inviável pelo custo.
Por
que estar nas redes sociais?
Por
vários motivos. Já ouviu aquele ditado: quem não é visto, não é lembrado? Dessa
forma, mesmo se seu negócio for voltado para um público de faixa etária mais
alta, pode sim já fazer sua conta. Entretanto, a cada ano, novos usuários
surgem, independentemente da idade.
Nas
redes sociais, por meio da sua página, seus possíveis clientes podem entrar em
contato com sua empresa. Seja por mensagens, seja acessando o link do site que
fica disponível na biografia, junto com as informações principais.
Além
disso, nas redes sociais, sua empresa
pode:
·
Divulgar novos produtos e serviços para seus
clientes;
·
Fazer tutoriais explicativos sobre seu modo de
operação;
·
Responder dúvidas e fazer interação com os
seguidores da página;
·
Gerar/criar um reconhecimento da sua marca.
O
Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin são as redes mais populares no Brasil e
oferecem gratuitamente perfis empresariais. Cada uma tem características
diferentes e demandam conteúdo diferenciado, de acordo com o perfil do público,
mas também da rede.
Facebook:
É a rede social mais popular e usada no Brasil. Além de textos e fotos, é
possível divulgar links direcionados para outros sites, como o da empresa, por
exemplo. Virou uma febre no Brasil e no mundo. Tem mais de 2 bilhões de
usuários no mundo. Pense como você poderia vender ou negociar para toda essa
gente?
Instagram:
conteúdo curto e objetivo. Foco dessa rede social é a imagem publicada. Por
isso, capriche nela. Ah, não esqueça sempre de incluir o crédito da imagem,
caso ela não seja da empresa. A internet não é mais um território sem lei.
Existem regras de direitos autorais e Marco Civil da Internet que regula todo o
tipo de conteúdo.
Youtube:
canal de vídeos que tem crescido muito no Brasil. Se sua empresa tem conteúdo
suficiente e de boa qualidade, por que não investir nessa rede?
TikTok:
dependendo do seu negócio, o desafio para criar conteúdo para essa rede
aparece. Essa nova onda cria vídeos rápidos, sem textos e já com áudios prontos
aponta como nova queridinha dos mais jovens. O que nos resta a esperar até
quando
Fontes:
https://fieldcontrol.com.br/blog/marketing/principais-redes-sociais-para-seu-negocio/
https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais
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