14.1.21

Os riscos de ter tudo no celular

 


            Os celulares se tornaram a maior é uma das melhores ferramentas já existentes. Com eles nas mãos podemos fazer a maior parte das tarefas, as quais antigamente só podíamos fazer pessoalmente, por um telefone fixo ou até mesmo um computador ou notebook.

            Hoje em dia podemos fazer uma infinidade de coisas de qualquer lugar onde se consiga um sinal razoável, de dentro de nossas casas, em um transporte coletivo, etc.

            No entanto muitas pessoas dão muita confiabilidade a seus aparelhos negligenciando que como qualquer equipamento eles podem falhar em qualquer momento, as vezes sem prévio aviso e na hora em que mais necessitamos deles.

            Nesse momento iremos descobrir que todas as fotos de um grande período estavam neste celular, fotos profissionais, fotos pessoais. Além é claro de todos os seus contatos. Ah sim! E você também se recordará com desespero que continham em seu aparelho diversos documentos importantes. Quanto mais você for analisando, maior será o pânico que irá lhe tomando. Sim, sim todas as suas conversas importantes estavam bem ali no seu aplicativo.

            Mais para sua felicidade isso ainda é apenas um pesadelo, há tempo de contornar essa situação hipotética fazendo seus devidos backups. Muitos aplicativos já constam estas ferramentas, tais como o google e o whatsapp, muitos modelos de celulares tem seus próprios programas de backup, tais como o Samsung Kies, que você instala em um computador, conecta seu celular pela porta USB e faz todo backup necessário para a máquina

            Existem também muitos executivos que são aficionados por segurança que mantem um celular de uso e um espelhado como backup, assim tem uma boa contingência de emergência

            Seja lá qual for o seu cenário a dica é: FAÇA BACKUP

            E faça regularmente de acordo com sua usabilidade, seja mensal ou semanal. O importante é não ser pego desprevenido

            Nos links abaixo estão alguns tutoriais antigos, que no entanto ainda são bem úteis ainda:

https://lookinfo.blogspot.com/2017/01/manutencao-de-celulares-cuidados-com-o.html

https://lookinfo.blogspot.com/2017/03/manutencao-de-celulares-cuidados-com-o.html

 

            Agora vamos falar de outros riscos os quais você pode correr e muitas vezes não se dá conta

            Um dos principais problemas ao perder um celular é deixar que outra pessoa, ou mesmo um ladrão, tenha acesso a todas as suas informações que podem ser acessadas pelo smartphone.

            Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de colocar informações no seu smartphone, afinal de contas, você nunca sabe quando poderá perdê-lo ou acabar sendo roubado por aí.

            Bloqueie a tela do seu celular:

            Esse é um dos métodos mais comuns para inibir a tentativa de outros de utilizarem seu smartphone. O bloqueio da tela inicial do celular é um obstáculo logo de cara que qualquer ladrão terá de enfrentar sem antes ter tido acesso a qualquer informação contida no aparelho. O recurso é bem fácil de configurar, onde o usuário pode escolher por uma senha deslizante, numérica ou um código PIN, alguns modelos modernos fazem a leitura da digital.

            Faça uso de recursos remotos

            Recursos remotos ainda são desconhecidos por boa parte dos usuários. Porém, eles são muito úteis na hora de encontrar um smartphone perdido. Por meio dele é possível que o dono saiba onde o seu aparelho está caso o tenha perdido, esquecido em algum lugar ou tenha sido roubado e quer saber exatamente onde encontrá-lo.

            Se você é usuário Android saiba que os aparelhos possuem suporte a um mecanismo de consulta por meio de sua própria conta Google. Este serviço denominado de Gerenciador de Dispositivo Android é capaz de revelar a localização de seu aparelho dentro de um mapa, além de apagar os dados existentes no smartphone e possibilitar o bloqueio do aparelho remotamente. Para isto, basta acessar o aplicativo Configurações do Google e ir para a opção Gerenciador de Dispositivo Android para ativar as opções. Vale lembrar que se você costuma desabilitar o serviço de GPS do seu aparelho com a finalidade de poupar bateria ou de não ser encontrado por alguém, você não poderá descobrir onde seu smartphone está caso o acabe perdendo.

            Realize backup de seus arquivos

            Este também é um dos métodos bastante utilizados por vários usuários. Fazer backup de seus arquivos é uma ótima ferramenta não somente para garantir a segurança de suas informações e arquivos caso você tenha um problema técnico com seu dispositivo , mas também para se livrar de problemas maiores caso você seja roubado ou perca o seu aparelho.

            O Google fornece em seus aparelhos Android a proteção de todos os dados contidos nos aplicativos, assim como senhas de rede Wi-Fi, preferências do celular e outras informações. Para ativar essa proteção, basta ir até a seção Backup e Restauração em Configurações. Desse modo, tudo ficará guardado na nuvem caso você precise recuperá-los posteriormente. Similarmente, a Apple oferece opções de backup para seus usuários. Na seção Armazenamento e Backup, nas configurações da página do iCloud.

            Fotos, músicas e vídeos, por exemplo, são arquivos que não devem ser esquecidos e protegidos contra pessoas mal-intencionadas. Por isso, o ideal é realizar o backup de todos esses conteúdos de mídia em aplicativos como o iCloud, Dropbox, OneDrive e Flickr. Tem dúvida em escolher um deles? Veja aqui o comparativo que criamos sobre os principais serviços de armazenamento na nuvem.

            Criptografe seus dados

            Todas as dicas que falamos até agora já garantem uma ótima segurança de seus dados e informações em seu smartphone ou outros dispositivos. Mas talvez nenhuma delas seja tão eficiente e protegerá seu aparelho da ousadia de outras pessoas quanto a criptografia de dados. Criptografar dados garante um nível adicional de segurança, inibindo até mesmo hackers de terem acesso às suas informações. Caso você tenha conteúdo de grande importância em seu dispositivo é recomendável utilizar essa dica a partir de agora.

            Entre as desvantagens da encriptação dos dados está o fato de que algumas operações do seu smartphone ficarem mais lentas, visto que todas as informações precisam ser decodificadas antes de serem acessadas.

            Configure seus aplicativos

            Os próprios aplicativos possuem algumas formas de evitar que qualquer pessoa possa postar conteúdo ou ter acesso a informações sem seu consentimento. O Facebook, um dos apps mais utilizados nos smartphones, disponibiliza a opção "Onde Você está Conectado", que pode ser acessado na seção Segurança dentro da página Configurações. Por meio desse recurso é possível que você visualize quem está conectado em sua conta e, caso deseje, desconectá-las.

            iPhone

            Os emails também podem ficar salvos caso você utilize o Gmail, por exemplo. Localizado no canto inferior direito da caixa de entrada, o link "Detalhes" também permite visualizar quem esteve conectado em sua conta e realizar o cancelamento de qualquer atividade suspeita.

            Vários outros aplicativos também possuem esse mesmo tipo de função, que pode ajudar você a descobrir quem está acessando suas contas e aplicativos indevidamente.

Fonte:

https://canaltech.com.br/seguranca/5-coisas-que-voce-pode-fazer-para-proteger-os-seus-dados-no-celular/