25.4.18

Intendendo um Blog


            Um blog não é muito diferente de um site, em si, no entanto tem um aspecto minimalista e objetivo, sem muitos recursos e efeitos.

            Onde o webdesigner, terá que seguir o que o provedor de conteúdo lhe oferece como ferramentas. Ao contrário de um site onde se pode explorar linguagens de programações diversas.

            O blog dá a seu usuário domínio e hospedagem grátis, baixando assim o custo de sua criação.

            Existem hoje em dia blogs pagos, os quais dão uma interface de site, no qual o visitante não consegue perceber se quer a diferença entre ambos. Inclusive estas versões pagas dão recursos de programação.

            Como a redução de custos no blog, o interessado em divulgar seu trabalho só terá o custo com o designer que o irá desenvolver.

            Vamos esmiuçar aqui brevemente alguns dos elementos de um blog. Abaixo a visualização de um Notebook ou Desktop.


 Yasmin Festas


01-Banner do Blog: tal como uma faixa, ele apresenta logo de cara qual a intenção do blog, no exemplo acima, conseguimos identificar que se trata de um blog sobre festas.

02-Menu do Blog: é aqui que fazemos a divisão dos setores, ou páginas, onde é apresentado em cada uma seu detalhamento, sendo páginas fixas. Vamos ter uma página exclusiva para postagens, a qual é rotacional, a cada novo post ele tomará a frente do anterior, empurrando o mais antigo cada vez mais para baixo.

03-Corpo do Blog; neste espaço é onde irão os textos de detalhamento da página, o fundo pode ser personalizado ao gosto do criador

04-Arquivo do Blog: onde ficam todas as postagens, em ordem cronológica. Assim a cada novo visitante, ele poderá tanto visualizar a postagem mais recente, como ter acesso ao menu das postagens antigas

            A baixo vemos um modelo de visualização para Celular, onde os mesmo itens se repetem. O único diferencial é o “menu” que fica ao lado direito na seta.

 Riremar Esporte      Riremar Esporte

            A seguir temos uma visualização de um Tablet, onde verificamos que não há muita diferenciação da visualização por um Notebook ou Desktop:

 Darcitur

Nenhum comentário: